quinta-feira, 29 de maio de 2014

Bruxas e Feiticeiros

bruxa.GIF (14433 bytes)Uma bruxa é uma figura do imaginário popular que se relaciona com o mal, com a perversidade. Sonhar com estas criaturas transmite a idéia de que o comportamento esta pessoa é baixo e rasteiro, ou que se trata de alguém que busca seu próprio benefício sem se preocupar com os demais. Este sonho é uma advertência frente a uma situação que vai lhe trazer problemas relacionados com seu trabalho, vizinhos ou família.
Por vezes elas se apresentam como representações iniciais da anima. É no entanto uma figura arquetípica da Grande-Mãe. A bruxa é a deusa-mãe negligenciada, a Deusa da Terra, a Deusa-Mãe em seu aspecto destrutivo, era o poder de destruição e morte da deusa da lua, a face materna negativa e sombria. Na Idade Média, as mulheres histéricas eram tidas como bruxas e acabavam na fogueira, posto que elas personificam nossos próprios temores e incapacidades contra os quais temos que lutar. É um impulso instintivo profundo que se caracteriza pela preferência por um ninho confortável.
É retratada como uma velha num vestido preto com um chapéu pontiagudo e montando uma vassoura à Lua Cheia. As crianças vestem-se assim no Carnaval ou no Halloween, para pena de alguns pios cristãos. Hollywood, por outro lado, conjurou imagens de mulheres sexy com poderes paranormais como psicocinética, controle da mente, e outros talentos ocultos. "Pagãos" ou religiões anti-cristãs da Nova Era são muitas vezes identificadas com bruxas e feiticeiros porque alguns cristãos pensam que praticam bruxarias ou porque algumas dessas religiões afirmam praticar mágicas ou "o trabalho." Alguns dos membros destes grupos referem-se a si mesmos como bruxas e warlocks (bruxas machos). Contudo, muitos dos bruxos e feiticeiros da Nova Era são associados com o oculto ou com tentativas de restabelecer religiões naturais que os seus membros associam a religiões antigas pagãs, como a céltica. Uma das mais espalhadas é a Wicca.
"Wicca" é o nome de uma religião contemporânea neo-pagã, largamente popularizada pelos esforços de um funcionário publico reformado inglês chamado Gerald Gardner (finais de 40). Nas ultimas décadas, Wicca espalhou-se em parte devido à popularidade entre feministas e outros que buscam uma religião com uma imagem mais positiva da mulher e mais próxima da terra. Como a maior parte das espiritualidades neo-pagãs, Wicca adora o sagrado como imanente à natureza, retirando muita da sua inspiração da religiões da Europa não-cristãs e pré-cristãs. "Neo-Pagão" simplesmente significa "novo pagão" e vem dos tempos anteriores ao espalhar das actuais religiões monoteístas. Uma boa regra é que os Wiccans são Neo-Pagãos mas nem todos os Pagãos são Wiccans.
Os Wiccans pensam-se como uma religião da Natureza. Os seus rituais baseiam-se nas quatro estações; os seus símbolos na ligação da vida humana à Natureza. Contudo, penso que os verdadeiros adoradores da Natureza são as estátuas de Pompéia. São eles os que viram a vaga de lava levar os seus, os que foram sugados das suas casas e atirados ao céu do vulcão. São os enterrados nas rachas da terra, devorados por uma paisagem indiferente. Os wiccans cantam ao vento, ao ar, ao fogo e à terra mas caem de joelhos frente ao furacão? Adoram os tornados? Penso que se se tentam ligar às forças naturais criativas, não deviam ignorar as forças destrutivas da Natureza, pois são tão abençoadas e naturais como a lua cheia.
As bruxas da mitologia cristã eram conhecidas por terem sexo com Satanás e usar os seus poderes para fazer o mal. Sempre envolviam danças obscenas, banquetes com poções feitas em caldeirões. A poção era usada para magoar ou matar pessoas ou para mutilar o gado. (de Givry, p. 83) Os iniciados recebiam uma marca física, como uma garra debaixo do olho esquerdo. O Diabo era representado como um bode ou um sátiro ou uma besta mítica com chifres, garras, cauda e/ou asas: uma farsa de anjo, meio homem meio besta. Tais histórias foram contadas por séculos e eram aceitas pelos pios cristãos sem um traço de duvida quanto à sua veracidade. Tais histórias eram consideradas exatas.
Certo que havia perseguições dos que mantinham uma ligação com o passado pagão. Mas é difícil de acreditar que as descrições das bruxarias saiam das vitimas torturadas e mutiladas e não das mentes dos seus torturadores. Os poderes dos inquisidores eram tão grandes, as suas torturas tão variadas e sádicas, que as vitimas acreditavam que estavam realmente possessas. As crueldades duraram séculos.
Ninguém sabe quantas bruxas, heréticos ou feiticeiros foram torturados ou queimados pela Inquisição, mas o medo que criou afetou toda a Cristandade. Ser acusado de ser uma bruxa era igual a ser condenado. Negá-lo era provar a sua culpa: claro que uma bruxa dirá que não o é e que não acredita em bruxarias.

Pra provar eles jogavam a pessoa no rio; se ela afogasse, não era bruxa; se ela  nadasse confirmava que era   bruxa e cúmplice do Diabo. A Igreja criou um reino de terror cuja fúria e loucura se dirigia mais particularmente para as mulheres.
Uma bruxa nos sonhos representa forças femininas perigosas. Se você é homem e sonha com uma bruxa , pode apontar para as suas idéias negativas do feminino e suas experiências com mulheres sem coração.
Fazer bruxaria indica que alguém ou alguma coisa  está manipulando você e a seu ambiente.
Um mago sugere que você está tentando melhorar suas habilidades e exercitar seus poderes.
 salves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário